Na estreia de René, Bahia goleia Conquista e avança no Baianão



Ele veio para arrumar a casa e parece que conseguiu. Pelo menos na estreia. Após apenas dois dias de treinamento sob o comando do técnico René Simões, o Bahia entrou em campo com um jeito diferente neste domingo, contra o Vitória da Conquista, em Pituaçu. Com a equipe organizada, o pacto entre o novo treinador e a torcida funcionou. O Bahia cumpriu seu objetivo e a arquibancada comemorou. O time lutou pela vitória para garantir a classificação para as semifinais do Campeonato Baiano e não fez feio: 4 a 0 no time do interior, para delírio da torcida tricolor.

Com o resultado da outra partida do grupo 3, que acontecia em Feira de Santana, o Tricolor de Aço ficou em segundo lugar e enfrenta o Vitória nas semifinais, em casa, no próximo domingo. O Bahia de Feira venceu o Atlético-BA por 3 a 1, no Joia da Princesa, e segurou a primeira posição. Na próxima fase, o adversário do Tremendão será o Serrano, no estádio Lomanto Junior.

Já no primeiro tempo, Bahia mostra a que veio

Com Camacho como terceiro homem do meio de campo e Maurício no lugar de Ramon, o que se viu no primeiro tempo foi um time mais veloz e entrosado do que em qualquer outro jogo do Bahia nesta temporada.

O Tricolor iniciou a partida devagar, pegando o ritmo para dominar o jogo. O Conquista aproveitou o começo comedido do adversário e, logo aos 4 minutos, deu um susto na torcida de Pituaçu: o atacante Felipe Adão recebeu um cruzamento na área e cabeceou. Bola no travessão do goleiro Omar, para alívio dos donos da casa.

Aos 11 minutos, o Bahia mostrou que entrou em campo para vencer. Com uma bela triangulação entre Souza, Marcos e Maurício, o Tricolor abriu o placar. O atacante mandou para Marcos, na linha de fundo, que cruzou para Maurício fazer o seu: 1 a 0 Bahia. O meio-campo, no entanto, levou cartão amarelo, porque comemorou o tento tirando a camisa, numa homenagem às vítimas do atentado à escola de Realengo, no Rio de Janeiro.

O gol no início do primeiro tempo não acomodou o Tricolor de Aço. Pelo contrário, deu mais energia para a equipe ir para cima do Conquista e brigar pela vaga nas semifinais do Baianão. Aos 16 minutos, Dodô subiu pela esquerda e, da linha de fundo, mandou para Zezinho, que chutou no contrapé de Marcão. O goleiro defendeu.

Já aos 19, foi a vez do visitante tentar o empate. Após tabela com Hyroshi, Diego Aragão bateu de pé direito. A pelota passou pelo lado esquerdo da meta do arqueiro Omar. No contra-ataque tricolor, Camacho tocou para Maurício, que chutou de longe, mas Marcão estava atento e agarrou sem chance de rebote.

Aos 24 minutos, Camacho deu o ar da graça mais uma vez. O jogador chegou pelo meio e lançou para Dodô. O lateral tentou o gol, mas a zaga adversária desviou. A pelota saiu pela esquerda da meta do Conquista.

Da beira do campo, o técnico Lima pedia aos seus jogadores para apertar a marcação e diminuir os espaços. Mas não foi o suficiente para impedir que o Bahia continuasse ditando o ritmo da partida. Aos 32 minutos, Dodô subiu pela esquerda e arriscou de longe, de perna direita. Marcão saltou e desviou a pelota.

Souza marca dois e faz as pazes com a torcida

No segundo tempo, o Tricolor continuou pressionando. Logo aos 2 minutos, Zezinho cruzou para a área, Braz afastou, mas Helder pegou a sobra e chutou forte. Já aos 8 minutos, o Conquista puxou um contra-ataque: Carlinhos recebeu na entrada da área e mandou uma bomba para o gol, mas Omar espalmou.

Aos 12, nova chance tricolor: da meia-lua, Souza tocou para Camacho, que subia livre pela esquerda. O meia tentou o gol, mas o bandeira já havia marcado impedimento. Quatro minutos depois, o lance polêmico que não poderia faltar: Rogério cometeu falta em Dodô na área. O Bahia pediu pênalti, mas o árbitro não deu ouvidos. Na pegada das faltas, Hyroshi levou amarelo por falta em Helder, aos 18 minutos do segundo tempo.

O segundo gol veio dos pés de quem foi vaiado na última quarta, contra o Atlético-PR, pela Copa do Brasil. Aos 24 minutos, Souza tabelou com Camacho e recebeu na cara do gol. De bico, o atacante fez 2 a 0. Dois minutos depois, Camacho apareceu novamente: foi lançado na área e mandou para o gol. A pelota tinha endereço certo, mas Rogério se esticou e salvou o Conquista do terceiro tento tricolor.

Como se o placar desfavorável não fosse suficiente, o time do interior sofreu um novo golpe aos 29 minutos. Após falta em Marcos, Carlinhos levou o segundo amarelo e foi para o chuveiro mais cedo.

Praticamente garantido nas semifinais do Baiano com o placar de 2 a 0, o Bahia não teve piedade e, aos 31, aumentou a vantagem. Lulinha, substituto de Maurício, lançou Robert pelo meio, que tocou para Souza. O atacante dominou e fez o seu segundo gol na partida. Em paz com a torcida, Souza deu lugar ao Gladiador Rafael no minuto seguinte.

Em dia de tricolor inspirado, o Gladiador também queria fazer o seu. Aos 33 minutos, o atacante subiu sozinho com velocidade, deixando dois marcadores pra trás, e tocou de leve para o gol para selar o placar de 4 a 0 para o Bahia.

Com o resultado de Bahia de Feira 3 x 1 Atlético-BA, o Tricolor de Aço já saiu de campo sabendo que tem pela frente o arquirrival Vitória nas semifinais do Baiano. Mas esta preocupação fica para depois. Neste domingo a torcida quer comemorar o ressurgimento de um futebol convincente em Pituaçu, sob comando do técnico René Simões.

0 comentários: