Caos aéreo no Sul pode adiar até seis jogos da quarta rodada do Brasileiro

painel aeroporto vulcão (Foto: Agência Estado)

A CBF cogita a possibilidade de adiar seis jogos deste fim de semana, válidos pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. As partidas sob risco envolvem clubes dos três estados do Sul do Brasil, afetado pelo caos aéreo causado pela nuvem de fumaça originada das cinzas do vulcão Puyehue, no Chile.

Segundo o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, a entidade está em contato com a Infraero durante todo o dia e depende de uma posição da empresa que administra os principais aeroportos do país sobre o cancelamentos de voos em Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. A decisão da entidade deve ser divulgada por volta de 17h.

- Estamos em contato direto com a Infraero nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e só quando eles disserem que não haverá voos é que vamos decidir se vamos adiar ou não as partidas - explicou Virgílio Elísio.

No entanto, a assessoria de comunicação da Superintendência Regional da Infraero no Sul afirmou que o espaço aéreo não está fechado em nenhum dos três estados. Apenas no Paraná ele chegou a ser fechado durante a manhã desta sexta-feira, mas por conta das condições metereológicas no estado. Segundo a funcionária da empresa, as companhias aéreas é que optaram por cancelar ou mudar o horário de alguns voos.

O Grêmio que enfrenta o São Paulo no Morumbi, por exemplo, adiou o embarque para São Paulo de 12h22m para as 17h desta sexta-feira. Os jogadores do time gaúcho vão permanecer em um hotel próximo ao Aeroporto Salgado Filho aguardando a liberação dos vôos.

Caso a CBF confirme o adiamento, os jogos afetados seriam Avaí x América-MG (sábado, na Ressacada), São Paulo x Grêmio (sábado, no Morumbi), Vasco x Figueirense (sábado, em São Januário), Internacional x Palmeiras (domingo, no Beira-Rio), Atlético-PR x Flamengo (domingo, na Arena da Baixada) e Botafogo x Coritiba (domingo, no Engenhão).

A Conmebol também está preocupada com os transtornos causados pelo vulcão chileno Puyehue, e também estuda a possibilidade de adiar a primeira partida da final da Taça Libertadores, entre Peñarol e Santos, na próxima quarta-feira, caso a situação piore.
FONTE:  Globo Esporte

0 comentários: