Ceará marca aos 45, vence Prudente e joga por empate para ir às quartas


O Ceará sofreu, mas consegui vencer o Prudente por 2 a 1, nesta quinta-feira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Jogando em Horizonte, no interior do estado, o Ceará abriu o placar e dominou a partida, mas levou o empate aos 38 minutos da segunda etapa. Aos 45, Washington – que entrara no segundo tempo – fez o gol da vitória.

Depois de sair na frente com um gol de pênalti de Geraldo, aos 11 minutos do segundo tempo, o Ceará diminuiu o ritmo e sofreu o empate aos 38, com um gol de Alceu, em lance confuso após cruzamento de Douglas na área.

Os visitantes já comemoravam a igualdade com gols quando a estrela de Washington brilhou. Acostumado a marcar saindo do banco na reta final no Campeonato Cearense, o centroavante fez valer a fama de talismã e decidiu a partida.

Como marcou um gol longe de seus domínios, o Prudente depende de uma vitória por 1 a 0 no jogo de volta, na próxima quarta-feira, em Presidente Prudente, para se classificar. Caso os prudentinos vençam por 2 a 1, a decisão será nos pênaltis. O Ceará joga por um empate para avançar.

Quem se classificar enfrentará Flamengo ou Horizonte na próxima fase. No jogo de ida, no Engenhão, os cearenses arrancaram um surpreendente empate por 1 a 1.

O jogo - Mesmo com o gramado em más condições em função da forte chuva, o Ceará começou o jogo trocando passes com frequência, povoando o campo de ataque e criando diversas oportunidades. O nome do jogo era o atacante Marcelo Nicácio, que participava de praticamente todas as jogadas ofensivas do Ceará.

Muito retraído, o Prudente chegava pouco. Mesmo assim, foi da equipe paulista a chance mais clara da primeira etapa: aos 29 minutos, Fernando Henrique salvou o Ceará com linda defesa após chute de Eraldo, desviado pela defesa. Dez minutos mais tarde, os mandantes responderam com Nicácio, que aproveitou saída de bola errada de Ednei, bateu firme e viu a bola raspar a trave.

O panorama da partida seguiu igual no segundo tempo e a pressão do Ceará finalmente deu resultado. Aos dez minutos, Marcelo Nicácio apareceu novamente, desta vez para dominar no peito com estilo dentro da área e ser derrubado por Tesser. Pênalti que Geraldo cobrou com categoria, no canto direito do goleiro Leandro, que se jogou para o outro lado: 1 a 0.

Minutos após a abertura do placar, Nicácio sentiu uma contusão e deu lugar ao veloz Osvaldo, mudando a característica da equipe. Com Iarley apagado à frente, o número de chances diminuiu e os visitantes se animaram. Tiago Tremonti, que entrou no lugar de Alex Maranhão, chegou a acertar o travessão em chute da entrada da área.

Vagner Mancini, percebendo a queda de rendimento do setor ofensivo, trocou Iarley por Washington. Mesmo após atuação discreta, o veteradno atacante, ex-Corinthians, deixou o gramado aplaudido pelos torcedores.

Ciente da importância que teria um gol fora de casa, o Prudente arriscou-se mais no campo de ataque após sofrer o primeiro gol. Deu certo: aos 38 minutos, em uma das várias bolas paradas alçadas à área por Saldanha, o volante Alceu - que entrou na vaga de Daniel durante o segundo tempo - cabeceou para deixar tudo igual.

O Ceará voltou a pressionar e, aos 45, chegou ao tento decisivo. Osvaldo avançou pela direita e cruzou para Washington mergulhar de cabeça e tocar no canto direito de Leandro, dando números finais ao jogo.

Confira os resultados desta semana da Copa do Brasil:

Quinta-feira
Palmeiras 1 x 0 Santo André (2 a 1)
Ceará 1 x 1 Grêmio Prudente

Quarta-feira
Avaí 1 x 1 Botafogo (2 a 2)
Atlético-PR 5 x 0 Bahia (1 a 1)
Flamengo 1 x 1 Horizonte
Goiás 0 x 1 São Paulo

Jogos de volta:

Dia 27 – quarta-feira
19h30
Grêmio Prudente-SP x Ceará-CE (1 a 2)
21h50
São Paulo-SP x Goiás-GO (1 a 0)
Horizonte-CE x Flamengo-RJ (1 a 1)
Vasco da Gama-RJ x Náutico-PE (3 a 0)

Dia 28 – quinta-feira
19h30
Caxias-RS x Coritiba-PR (0 a 4)

0 comentários: