Fernandão pendura chuteiras para virar diretor técnico do Inter


O Capitão Planeta está de volta ao Beira-Rio. Maior mito colorado dos últimos 30 anos, símbolo máximo dos títulos da Libertadores e do Mundial de 2006, Fernando Lúcio da Costa, o Fernandão, retorna à casa onde foi idolatrado entre 2004 e 2008. Mas em outra função. O ídolo agora é ex-jogador. Aos 33 anos, Fernandão assume o cargo de diretor técnico de futebol do clube gaúcho.

Fernandão se reuniu na tarde desta terça-feira com o presidente Giovanni Luigi e outros dirigentes para acertar o retorno ao clube no cargo antes ocupado por Newton Drummond, que deixou a função em junho, após desavenças com Falcão e com o ex-vice-presidente de futebol do Inter, Roberto Siegmann. Ele será apresentado oficialmente no final da tarde.

Fernandão deixou o Inter há três anos dizendo que voltaria, mas não necessariamente como jogador. Atualmente ele estava em Goiânia, onde trabalhava a parte física desde que deixou o São Paulo. Com dores no púbis desde os tempos de Morumbi, ele preferia não acertar com nenhum clube, embora tenha sido procurado por Palmeiras e por um clube dos Estados Unidos.

O histórico camisa 9 estreou pelo Inter em um Gre-Nal. Foi a campo no segundo tempo e logo marcou um gol - justamente o milésimo da história dos clássicos. Começava ali uma relação que marcaria a torcida. Fernandão foi o líder do vestiário e o capitão do time nos títulos da Libertadores, como craque do torneio, e do Mundial em 2006. Ao retornar do Japão, com a taça em mãos, levantou o Beira-Rio de microfone em punho, aos gritos de "vamo, vamo, Inter".

Ele saiu em 2008, para defender o Al-Gharafa, do Qatar. Retornou ao Brasil na temporada seguinte. Vestiu as camisas de Goiás e São Paulo. Ao enfrentar o Inter, viveu extremos: pelo time goiano, foi expulso logo no início do jogo; pelo Tricolor, marcou gol.

Fernandão será um comandante no vestiário. Terá ainda mais poder do que tinha Newton Drummond. Será remunerado. Na hierarquia, ficará abaixo do vice de futebol, mas com amplas liberdades de ação.

Luís Anápio Gomes é o vice de futebol

O Inter também definiu o nome de seu novo vice-presidente de futebol. É Luís Anápio Gomes, que ocupava a vice-presidência geral do clube. Figura alinhada com Luigi, ele também dará entrevista coletiva nesta terça-feira.

Com a definição da diretoria, o clube fica mais perto de definir o substituto de Falcão. Até o fim do dia, a diretoria pode definir o nome do treinador. Cuca é o favorito.

0 comentários: