[PRÉ-JOGO] Cruzeiro x Grêmio


Para assistir o Jogo ao VIVO, acesse: Jogos ao vivo

Querendo se espelhar no adversário, o Grêmio encara o Cruzeiro, nesta quarta-feira, às 19h30, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG). Após trocar o comando técnico da equipe, o Tricolor gaúcho espera repetir a escrita da Raposa, que emplacou vitórias nas primeiras partidas sob o comando de Joel Santana. Já a equipe Mineira quer fazer valer seu mando de campo e somar mais três pontos, para continuar subindo no campeonato.

Próximos na tabela, os dois times vivem momentos distintos. Enquanto o Cruzeiro, que ocupa a 10ª posição e tem nove pontos, curte o bom momento após duas vitórias seguidas – sobre Coritiba e Vasco –, o Grêmio, 12º colocado, com oito pontos, quer se livrar da crise que assombra o Olímpico. O Tricolor vem de um empate em casa com o Avaí e não vence há quatro jogos ou quase um mês.

A última vitória do Grêmio sobre o Cruzeiro, jogando em Minas Gerais, foi há quase 13 anos. Em 1998, o Tricolor aplicou 2 a 0 na Raposa, mas desde então, em dez partidas, não venceu mais. Por outro lado, a equipe mineira não venceu nenhuma das últimas cinco partidas que disputou contra os gaúchos.

Raposa aposta na repetição

De olho na terceira vitória seguida no Brasileirão, o Cruzeiro deve repetir contra o Grêmio a equipe que venceu o Vasco, na semana passada. Joel Santana não perdeu nenhum atleta por lesão ou suspensão, tampouco promoverá a volta do meia Roger – titular antes de se lesionar – à equipe.

Com isso, Vitor segue na lateral-direita, Naldo na zaga e Leandro Guerreiro no meio-campo, no tradicional esquema com três volantes. No ataque, a dupla de velocistas Wallyson e Thiago Ribeiro é a esperança de gols da Raposa, ao lado de Montillo, artilheiro do time no Brasileirão, com quatro gols.

Depois de conquistar duas vitórias mais na base da vontade do que da técnica, Joel Santana espera mais um compromisso difícil diante dos gaúchos.

- Espero que o jogo seja sofrido mesmo. Vai ser sempre assim. Em Brasileiro é sempre assim. O adversário vai procurar dificultar nossas necessidades, vai dar campo, vai jogar de contra-ataque, vai marcar forte. É uma escola que marca firme, principalmente os times do Sul. Vamos ter dificuldades de penetrar. Jogo será difícil, mas se for como antes e nós vencermos,tudo bem – comentou o treinador.

O Cruzeiro não poderá contar com Henrique e Léo, lesionados, além do zagueiro Victorino, que disputa a Copa América com o Uruguai. O lateral Gilberto, que está em fase final de tratamento após sofrer um estiramento na panturrilha, também não está disponível, mas deve ter condições de encarar o São Paulo, no sábado.

Mineiro é o trunfo gremista

Para o Grêmio, o duelo com o Cruzeiro ganha ares de superação. A troca no comando técnico, com a saída de Renato Gaúcho e a entrada de Julinho Camargo, não teve muito tempo para funcionar. O novo treinador teve três dias de trabalho apenas com o grupo, além de perda de jogadores. Contra tudo isso, porém, o comandante tricolor tem um acréscimo: Gilberto Silva.

O volante vai estrear em casa. Nascido em Lagoa da Prata, interior de Minas Gerais, Gilberto atuou por Atlético-MG e América-MG. Sabe da magnitude de um jogo diante da Raposa, longe de Porto Alegre.

- É uma boa oportunidade também, justamente em Minas, uma coincidência boa, espero poder começar com o pé direito com esse meu retorno ao Brasil. E que eu consiga ajudar o Grêmio a conquistar os resultados que precisamos. Vamos sair daqui com o pensamento de vencer a partida – disse Gilberto Silva.

Se não foi tempo para agregar seu pensamento ao elenco, como ele próprio avalia, Julinho ainda perdeu peças importantes. Suspensos, Douglas e Willian Magrão não podem enfrentar o time mineiro. Além deles, Lúcio sentiu uma fisgada na perna e fica de fora do confronto.

O técnico ressalta a dificuldade do confronto com os mineiros. Apesar de crer em pouco tempo para ver sua cara na equipe do Grêmio, Julinho Camargo afirma que o retorno que está recebendo dos atletas está sendo satisfatório, mesmo com mudanças táticas na equipe.

- O Cruzeiro vem de duas boas vitórias, dentro da sua casa é uma equipe difícil de ser batida, é um enfrentamento complicado pelo momento. Aqui trocamos de comando, jogadores estão fora, mas a turma está trabalhando bem. Estou contente com o que estão fazendo. O feedback foi muito bom, esperamos um bom jogo - disse Julinho.

O comandante tricolor não confirmou a equipe que entra em campo diante dos mineiros. São duas dúvidas: na lateral esquerda, Neuton e Bruno Collaço disputam a posição, e no ataque Leandro e Miralles brigam pela vaga. A tendência é que Neuton e Leandro atuem.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO x GRÊMIO

Data / Horário: 06/07/2011, às 19h30

Local: Arena do Jacaré, Sete Lagoas (MG)

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (FIFA/SP)

Auxiliares: Emerson Augusto Carvalho (FIFA/SP) e Alessandro Rocha de Matos (FIFA/BA)

CRUZEIRO: Fábio; Vitor, Gil, Naldo e Diego Renan; Leandro Guerreiro, Fabrício, Marquinhos Paraná e Montillo; Wallyson e Thiago Ribeiro. Técnico: Joel Santana.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques e Neuto (Bruno Collaço); Gilberto Silva, Fábio Rochemback, Escudero e Marquinhos; Leandro (Miralles) e André Lima. Técnico: Julinho Camargo.

0 comentários: