Uruguai vence o México e vai fazer clássico com a Argentina nas quartas

O clássico entre os maiores campeões da Copa América está marcado para o próximo sábado: o Uruguai venceu o México por 1 a 0 nesta terça-feira, em La Plata, garantiu o segundo lugar do Grupo C  e vai enfrentar a Argentina nas quartas de final da competição. Vencedora da Copa Ouro da Concacaf, a seleção mexicana - representada por um time quase todo sub-22 - está eliminada.

O gol da primeira vitória uruguaia na competição foi marcado pelo lateral Álvaro Pereira. Com o resultado, a Celeste foi a cinco pontos e terminou a primeira fase atrás do líder Chile, que somou sete pontos. Assim, o time de Óscar Tabárez vai pegar a Argentina em Santa Fé, sábado, às 19h15m (de Brasília), com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM. Uruguai e Argentina já venceram 14 vezes a Copa América e buscam a hegemonia do torneio.

A partida marcou a quebra de recorde do atacante Diego Forlán, que entrou em campo com a camisa da Celeste pela 79ª vez na carreira, deixando para trás o ex-goleiro Rodolfo Rodríguez. O camisa 10 foi substituído aos 45 do segundo tempo para a entrada de Loco Abreu, ídolo do Botafogo, fazer sua estreia na competição.

Alvaro Pereira comemorando o gol do uruguai (Foto: EFE)Álvaro Pereira comemora à la Bebeto o gol da vitória do Uruguai sobre o México
 
Com a vitória do Chile sobre o Peru, um pouco mais cedo, a seleção uruguaia entrou em campo sabendo que bastaria vencer o México por qualquer placar que a segunda colocação do grupo estaria assegurada. E com maior posse de bola, a Celeste tomou o controle do jogo desde o início, com os atacantes pressionando o México e Luis Suárez aparecendo sempre pelas pontas.

Logo aos 14 minutos a Celeste tratou de tranquilizar a torcida. Após falta sofrida por Suárez na intermediária, Forlán cruzou fechado, a bola foi desviada, o goleiro não segurou e Álvaro Pereira apareceu na pequena área para empurrar para o fundo do gol. Na comemoração, o lateral esquerdo homenageou o filho, que está prestes a nascer, com o tradicional 'embala neném'.

Dois minutos depois do gol Maxi Pereira roubou uma bola no meio campo e deixou Forlán em boas condições para o chute. O camisa 10 arrematou bem, mas Luis Michel fez boa defesa.

Saindo para o jogo apenas nos contra-ataques, quase sempre com Giovani dos Santos, o México assustou aos 25 min. O atacante fez a jogada individual pela esquerda, invadiu a área e chutou cruzado para boa defesa de Muslera, que até então apenas observada a partida.

Dono do jogo, o Uruguai por muito pouco não ampliou aos 30. Maximiliano cruzou para Forlán, a zaga mexicana não conseguiu cortar e o atacante teve tempo para dominar, calcular e chutar no canto. Mas a bola bateu no pé da trave direita do goleiro mexicano.

Marias Botineras Copa América (Foto: João Garschagen / Globoesporte.com) 
Fãs de Forlán comemoram fim do noivado do craque

Em seguida foi a vez de Suárez quase marcar. Mas o chute da entrada da área não teve tanta força e Luis Michel espalmou para escanteio.

Com sua seleção bem inferior ao adversário, o técnico Luis Fernando Tena fez duas alterações para o segundo tempo. Saíram Giovani dos Santos e Aguilar para as entradas de Oribe Peralta e Javier Aquino.

Mas apesar das substituições o panorama não mudou em nada e o Uruguai iniciou a segunda etapa pressionando. Nos dez primeiros minutos a Celeste não finalizou, mas esteve o tempo inteiro rondando o gol mexicano com perigo.

Até que aos 14 minutos o México assustou. Depois do cruzamento da direita, Rafael Marquez cabeceou com força da marca do pênalti, mas a bola explodiu no peito de Sebastián Coates.

A resposta não demorou. Aos 17, Forlán aproveitou cruzamento de Suárez e com um leve desvio quase encobriu o goleiro. Quatro minutos depois, o camisa 10 retribuiu o passe e deixou Suárez na cara do gol. O atacante avançou livre e, na saída do goleiro, tocou para fora, desperdiçando excelente chance para o Uruguai ampliar.

A jogada mais bonita da partida aconteceu aos 25. Depois do cruzamento da esquerda, Forlán ajeitou com o peito para Diego Pérez, que, de primeira, acertou um chute rente ao ângulo do goleiro, levantando a torcida em La Plata.

Aos 30 foi a vez de Lodeiro, que entrara no lugar de Álvaro González, emendar de primeira o cruzamento de Maxi Pereira e acertar o poste esquerdo do goleiro mexicano.

A classificação uruguaia quase foi por água abaixo aos 35 minutos, quando Rafael Márquez mandou a bola para as redes. Mas o atacante estava impedido no momento do desvio de Jorge Enríquez e o auxiliar parou a jogada acertadamente. Já aos 45, o botafoguense Loco Abreu entrou no lugar de Forlán e estreou na Copa América, mas teve pouco tempo para aparecer.

0 comentários: