Cristiano Ronaldo decide e Real é Campeão da Copa do Rei


O Estádio Mestalla (casa do Valência) foi o palco da finalíssima Copa do Rei vencida por Real Madrid diante do Barcelona por 1 a 0, com gol de Cristiano Ronaldo, e conquistou o seu 18º título da competição, o time merengue quebrou um tabu de 17 anos (desde a temporada 1992/1993 que o Real Madrid não erguia este troféu) e uma sequência de seis jogos sem vitórias sobre o rival. Este foi o segundo da série de quatro partidas entre as duas equipes em 18 dias em três competições simultâneas. Além deste duelo, Real e Barça se enfrentaram pelo returno do Campeonato Espanhol, que terminou empatado, e ainda serão realizados os dois jogos pelas semifinais da Champions.

Cristiano Ronaldo chuta e Mascherano tira em cima da linha

Nos primeiros 15 minutos, como era de se esperar, os ânimos estavam acirrados, mas o Real Madrid foi mais perigoso, tanto que aos 11 minutos, Cristiano Ronaldo quase marca, ao aproveitar o passe de Özil, mas Piqué, quase em cima da linha, afasta o perigo. E Busquets deu uma entrada perigosa em Xabi Alonso digna de um cartão amarelo, que não foi dado pelo árbitro, aos 13.

O Real Madrid apresentou um melhor futebol nos 30 minutos iniciais, o Barcelona manteve a sua tradicional troca de passes, mas errando mais do que o habitual. Aos 27, David Villa fica caído no campo de ataque, após uma disputa de bola e os jogadores do Real Madrid, acreditando que Villa estava simulando, levantaram o atacante, mas o camisa 7 do Barça levou um pisão de Arbeloa e o árbitro não viu.

Cristiano Ronaldo dá passe de ombro

E oito minutos após o lance, Cristiano Ronaldo finaliza mais uma vez, mas o reserva de Valdés espalma, na sequência, Pepe faz falta em Busquets, o jogador luso-brasileiro se livrou do segundo cartão amarelo.

Arbeloa dá cotovelada e pisão em Villa

Entre os 37 e 40 minutos, o Barcelona teve uma sequência de três escanteios a seu favor, porém, sem sucesso. Mas foi o Real Madrid que quase inaugura o marcador aos 43: Cristiano Ronaldo deu um passe de ombro para Özil, que cruzou na medida para Pepe que, de cabeça, mandou a bola na trave – só restou ao goleiro Pinto torcer para não ser vazado. Fim de primeiro tempo: 0 a 0, mas o time madrilenho foi superior ao catalão.

Enquanto isso, nos primeiros 15 minutos da etapa complementar, o Barcelona começou a realizar a troca de passes com mais eficiência, tanto que aos seis minutos, executa a sua primeira finalização com perigo ao gol de Iker Casillas, com Pedro que chuta forte rente à meta do goleiro espanhol. Aos 23, Messi marcou, mas foi flagrado em impedimento. Logo, em seguida, Mourinho realiza a primeira alteração: saiu o alemão Özil para a entrada do togolês Adebayor, que tomou cartão amarelo após cometer falta em Mascherano. Pedro obrigou Casillas a fazer uma defesa na ponta dos dedos, aos 29, em seguida, Messi também fez o camisa 1 do Real trabalhar, ao espalmar o chute do argentino.

Gol anulado de Pedro

Ao contrário do primeiro tempo, o Real Madrid não viu a cor da bola, deixou o Barça jogar, inclusive, o time da Catalunha quase marca aos 35 com Iniesta que chutou cruzado, para Casillas novamente fazer mais uma defesa na ponta das luvas; sete minutos depois, Marcelo quase marca contra ao tirar a bola de Messi e mandou para escanteio. Aos 42, Cristiano Ronaldo antes de finalizar, foi travado por Daniel Alves, contudo, o lusitano estava impedido. Dois minutos depois, Pinto voa, evita o gol de Di Maria e manda a redonda para escanteio. Fim do segundo tempo, o empate persiste.

Gol de Cristiano Ronaldo - Barcelona x Real Madrid

A situação do primeiro tempo da prorrogação foi idêntica ao da etapa complementar dos 90 minutos iniciais, ou seja, o Barça ficou com mais posse de bola, porém, quem chegou mais perto de inaugurar o marcador foi o Real Madrid aos oito com Cristiano Ronaldo, que finalizou cruzado e a bola tirou tinta da trave de Pinto. E o lusitano foi feliz quatro minutos depois ao fazer de cabeça, o gol do título, após aproveitar o belo cruzamento do argentino Di Maria. Com o resultado a favor, o Real Madrid administrou a vantagem e, ainda quase liquidou a fatura com o camisa 7 merengue no finalzinho. Fim de jogo em Valência, Barcelona 0, Real Madrid 1.

Festa em Valência, o goleiro e capitão Iker Casillas recebeu a taça do rei Juan Carlos.

Após 14 anos, Barcelona e Real Madrid mediram forças em uma final de uma competição oficial – a última havia sido em 1997 pela Supercopa da Espanha vencida pelos Merengues. Em relação à Copa do Rei, o “El Classico” não é disputado há 20 anos (em 1990, o Barça foi o campeão). Antes deste confronto em Valência, as duas equipes já se enfrentaram em cinco finais da competição, das quais o time azul-grená levou vantagem com três triunfos contra dois do time da capital, que empatou a série.

Com o título assegurado, o técnico José Mourinho conquistou o seu 12º título em competições que tiveram finais. E ainda, nesta temporada, os dois principais times da Espanha se enfrentarão pelas semifinais da Champions League, quem sabe o Barcelona desconte no arquirrival o resultado adverso do jogo de hoje na principal competição interclubes da Europa? É esperar para ver.

FICHA TÉCNICA – BARCELONA 0 X 1 REAL MADRID
Competição: Copa do Rei (final)
Local: Estádio Mestalla, em Valência (Espanha)
Data: 20 de maio de 2011, quarta-feira
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Alberto Undiano Mallenco
Assistentes: Fermín Martínez Ibáñez e Jesus Calvo Guadamuro
Cartões Amarelos: Pedro, Messi e Adriano (Barcelona); Pepe, Xabi Alonso, Adebayor e Di María (Real Madrid).
Cartão Vermelho: Di Maria (Real Madrid).
Gol: Cristiano Ronaldo, aos 12 minutos do 1º tempo da prorrogação.
BARCELONA: 13.Pinto; 2.Daniel Alves, 14. Mascherano, 3.Piqué e 21.Adriano; 16.Busquets (15. Keita), 6.Xavi e 8.Iniesta; 10.Messi, 17.Pedro e 7.David Villa (20.Afellay). Técnico: Pep Guardiola.
REAL MADRID: 1.Casillas; 17.Arbeloa, 4.Sergio Ramos, 2.Ricardo Carvalho (19. Garay), 12.Marcelo; 24.Khedira (11.Granero), 3. Pepe e 14.Xabi Alonso; 23. Özil (6.Adebayor), 22. Di María e 7.Cristiano Ronaldo. Técnico: José Mourinho.

Campanha:
Fase Eliminatória:
Real Murcia 0 x 0 Real Madrid
Real Madrid 5 x 1 Real Murcia
Oitavas-de-final:
Real Madrid 8 x 0 Levante
Levante 2 x 0 Real Madrid
Quartas-de-final:
Real Madrid 3 x 1 Atlético de Madrid
Atlético de Madrid 0 x 1 Real Madrid
Semifinais:
Sevilla 0 x 1 Real Madrid
Real Madrid 2 x 0 Sevilla
Final:
Barcelona 0 x 1 Real Madrid

Parabéns ao Real Madrid

0 comentários: