Flamengo vence Fluminense nos pênaltis e enfrenta Vasco na final da Taça Rio


Nada como um clássico para recuperar a moral. Depois de uma semana repleta de críticas devido ao empate sobre o Horizonte-CE na Copa do Brasil, o Flamengo venceu o Fluminense nos pênaltis por 5 a 4, garantindo seu lugar na decisão da Taça Rio contra o Vasco, programada para o próximo domingo (1º). No tempo regulamentar, as equipes empataram por 1 a 1.

Ex-ídolo no Fluminense, Thiago Neves teve a chance de colocar o Flamengo na final, mas perdeu a quinta cobrança do Flamengo quando a disputa estava em 3 x 3. Com os chutes alternados, Diego Maurício marcou o gol decisivo. O goleiro Felipe também brilhou, defendendo as cobranças de Araujo e Tartá. Souza, por sua vez, jogou sua chance por cima da trave.

O placar foi aberto por Rafael Moura aos 21 minutos, que de cabeça completou desvio de Gum após cobrança de falta de Marquinho. O He-Man, porém, estava em posição irregular, o que gerou muitas reclamações do elenco e da torcida rubro-negra na chuva tarde carioca. Aos 21 do segundo tempo, Thiago Neves empatou, forçando a decisão a ir para os pênaltis.

A tarde começou com más notícias para o Flamengo. Maior contratação da equipe para a temporada, o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho foi vetado minutos antes do apito inicial devido a uma torção no joelho esquerdo sofrida no meio da semana. Diego Maurício então foi alçado ao time titular e acabaria se tornando decisivo.

Com poucos minutos de jogo, foi a vez de Leo Moura se contundir. Ao dividir uma bola com Conca, ele lesionou o joelho direito e não teve mais condições de jogo. Após tomar o gol, o time ainda pressionou bastante o adversário, mas, valente, partiu para cima e obteve o empate.

Se vencer o Vasco, o Fla conquista por antecipação o título do Estadual do Rio, uma vez que conquistou a Taça Guanabara no final de fevereiro. Em caso de resultado negativo, rubro-negros e cruzmaltinos voltam a se enfrentar em um jogo decisivo. O Flu, por sua vez, amplia o incômodo jejum no campeonato Estadual, que não conquista desde 2005. É o maior entre os quatro grandes cariocas.

A semifinal deste domingo (24) precisou ser interrompida aos 12 minutos do primeiro tempo, quando as luzes do Engenhão se apagaram devido a um problema de fornecimento de energia no bairro. A permissividade da arbitragem também fez com que o jogo ficasse ainda mais tenso, com discussões e entradas duras de ambos os lados.

O jogo

A movimentação no clássico começou logo aos três minutos, quando Leo Moura arriscou um petardo de fora da área, que passou por cima do ângulo esquerdo de Ricardo Berna. O Fluminense, porém, não se abalou e respondeu logo no lance seguinte: Diguinho arrancou e abriu para Rafael Moura pela direita, que cruzou, mas Fred cabeceou para fora.

Foi justamente o He-Man responsável pela primeira polêmica da partida. Em ótimo lançamento de Fred, o atacante saiu cara a cara com Felipe. Ao tentar driblar o goleiro, porém, o atacante caiu e o juiz Péricles Bassol entendeu que se tratava de uma simulação, punindo o atleta com cartão amarelo e gerando muitas reclamações da torcida Tricolor.

Se as coisas já não estavam fáceis para o Flamengo, ficaram ainda piores com a perda de Léo Moura, que sentiu o joelho direito após se chocar com Conca e precisou ser substituído por Rafael Galhardo.

O Fluminense dominava as ações quando os refletores do Engenhão se apagaram devido à chuva no Rio de Janeiro. O jogo ficou parado por alguns minutos e, com a volta da luz nas extremidades do estádio, Bassol tentou reiniciar o jogo, mas logo precisou voltar atrás em sua decisão porque os goleiros reclamaram da visibilidade ruim.

A partida só começou de novo quando a iluminação estava totalmente restabelecida. E o time das Laranjeiras continuou superior. Aos 21min, o gol. Logo após o tempo técnico, Marquinho bateu falta da esquerda, Gum ajeitou para Rafael Moura, que na pequena área completou para o fundo das redes. O lance foi muito contestado pelos flamenguistas, que com razão reclamavam de impedimento.

Atrás no placar, o Fla partiu para cima e, após falta dura de Thiago Neves na saída de bola de Marquinhos, iniciou-se um pequeno tumulto, do qual Willians, Mariano e Fred saíram com cartão amarelo, além do próprio Thiago.

Com o relógio marcando 29 minutos, Fred quase ampliou ao girar sobre a defesa rubro-negra e bater de pé esquerdo. Felipe fez bela defesa e a zaga afastou o perigo.

O lance serviu para acordar o Fla, que por pouco não empatou aos 34 minutos, quando Diego Maurício recebeu um “presente” de Thiago Neves pela esquerda e bateu cruzado, mas Ricardo Berna defendeu. Wanderley ainda tentou pegar o rebote, só que Edinho salvou o Flu colocando a bola para escanteio. Nos minutos seguintes, o time da Gávea dominou o meio-campo, mas não transformou esta vantagem em boas oportunidades de gol.

Tentando matar o jogo, o Flu voltou melhor para a segunda metade do duelo e obrigou Felipe a trabalhar bastante. Logo aos dois minutos, o goleiro flamenguista defendeu uma bomba de Fred e o rebote de Mariano, que bateu de primeira. Aos 11, nova chance para Fred. O atacante chutou cruzado, mas o flamenguista jogou para a linha de fundo.

O Flamengo então passou a pressionar novamente e foi recompensado aos 21 minutos , quando Thiago Neves cabeceou com muita consciência bola enfiada na diagonal por Willians. Ricardo Berna não teve a menor chance de defesa.

O Flu ainda teve uma grande chance aos 36 minutos. Conca roubou a bola de Willians, tocou para Tartá, que mandou para Marquinho, livre, na entrada da área. Felipe saiu do gol, mas o meia bateu por cima. O jogo então ficou truncado e acabou indo para os pênaltis, onde o Flamengo se deu melhor após uma disputa emocionante.


Fluminense 1 (4)x 1 (5)Flamengo - Melhores Momentos

0 comentários: