Ceará vence quebra a invencibilidade do Palmeiras





O Palmeiras entrou no estádio Presidente Vargas disposto a voltar do Nordeste com sua 500ª vitória em campeonatos Brasileiros. Mas saiu sem tudo que havia conquistado até então nesta edição do torneio. A invencibilidade e a vice-liderança na competição acabaram com a derrota por 2 a 0 para o Ceará.
O Vovô respondeu à supremacia alviverde em campo com dois gols no primeiro tempo: Washington, aos oito minutos, e Thiago Humberto, aos 46. O Verdão até tentou transformar sua presença mais maciça no ataque em gol, mas não conseguiu achar espaço contra um time que tinha três volantes e se fechou bem atrás para manter a sua segunda vitória no Brasileiro - a primeira sobre o Verdão na história do torneio.
Estacionado nos 11 pontos, o Palmeiras agora vê o Corinthians, com 13 e um jogo a menos, em segundo lugar. Já o Ceará se afastou da zona de rebaixamento ao atingir seu sétimo ponto e tentará embalar na próxima quinta-feira, quando visitará o Coritiba às 19h30. No mesmo dia e horário, o Verdão enfrenta o Atlético-GO no Canindé.
O jogo - Apesar de literalmente dar um passo atrás, colocando a equipe de maneira mais defensiva, a opção por Chico no lugar do suspenso Luan tornou o Palmeiras equilibrado, mesmo diante de um Ceará que tinha três volantes. Com Marcos Assunção livre para dominar a bola e organizar o ataque palmeirense, o Verdão soube prender o lateral Boiadeiro usando, principalmente, Rivaldo e Kleber na ponta esquerda.
Quando até Cicinho já era mais acionado, contudo, os paulistas sofreram o baque. A primeira investida dos nordestinos gerou o escanteio que Thiago Humberto cobrou na cabeça de Washington. O ex-atacante do Palmeiras teve qualidade para cabecear nas redes de Marcos, aos oito minutos.
O lance desestruturou totalmente os visitantes. Kleber e Wellington Paulista já nem tocavam mais na bola, assim como o ainda mais escondido Lincoln. Os três volantes do Ceará avançaram e não deixavam mais os jogadores do setor defensivo palmeirense encontrarem Marcos Assunção para dar qualidade à saída de bola.
A situação mudou quando Cicinho deixou o jogo lesionado e Patrik entrou em campo. Com um homem a mais capaz de recuar e levar a bola à frente, o Verdão deixou de ser acuado e reencontrou utilidade até em Lincoln para que Kleber e Wellington Paulista voltassem a dar trabalho. O Vovô, então, passou a fazer faltas para distanciá-los de sua área.
O problema é que o pé de Marcos Assunção nas bolas paradas não estava tão calibrado. E os donos da casa, mais uma vez, conseguiram aliviar um início de pressão com um gol. Se já assustavam com as descidas de Boiadeiro, pela direita, e Vicente, pela esquerda, os nordestinos marcaram o segundo usando dois laterais, com Vicente ganhando no alto um cruzamento de Boideiro para Thiago Humberto balançar as redes aos 46 minutos do primeiro tempo.
Na volta do intervalo, Luiz Felipe Scolari cansou da indisposição de Lincoln para voltar e buscar a bola e resolveu abrir seu time, trocando o meia por Adriano Michael Jackson. O atacante jogou na posição de Luan, iniciando na esquerda. Desta maneira, deveria segurar Boideiro, com Patrik fazendo o mesmo em relação a Vicente.
Taticamente, na marcação, a estratégia até deu certo, com os laterais do Ceará subindo menos. E a bola ficou por mais tempo nos pés do Palmeiras, em seu campo de ataque. O problema era encontrar brechas na defesa do Vovô. Nem a entrada do jovem e mais solto Vinicius no lugar de Wellington Paulista ajudou.
O time alvinegro, por sua vez, não estava morto. Além de sempre acionar o rápido atacante Osvaldo, o Ceará, que já havia acertado o travessão de Marcos no primeiro tempo em arremate de Boiadeiro, voltou a fazer a meta palmeirense tremer duas vezes na etapa final, com Thiago Humberto e Vicente. O posicionamento dos cearenses para o contra-ataque também estava correto.
Em um raro espaço que o Verdão encontrou, Kleber lançou Adriano Michael Jackson, que encontrou Chico livre. Mas o volante mandou por cima a chance de o Verdão balançar as redes ao menos uma vez em Fortaleza. Contra um time que, até este domingo, só havia vencido uma vez, caiu a invencibilidade alviverde. E foi adiada a 500ª vitória do clube em Brasileiros.

0 comentários: