[PRÉ-JOGO] Coritiba x Fluminense


Muitos dos jogadores do Fluminense que estarão em campo contra o Coritiba, neste sábado, às 18h30, reviverão um dos episódios mais marcantes da história recente do clube. Tanto para bem quanto para o mal. Foi no Alto da Glória que o Flu consagrou a heroica fuga do rebaixamento no Brasileiro de 2009, mas que também presenciou a Batalha do Couto Pereira, um verdadeiro inferno.

Conhecido pelo show pirotécnico da torcida do Coxa, o "Green Hell" (Inferno verde), o estádio virou um campo de guerra quando os torcedores, revoltados com o resultado que rebaixou o time paranaense, invadiram o gramado para agredir os representantes do Fluminense.

- Lógico que tudo foi muito forte, o que aconteceu no fim do jogo. Aquela batalha, invasão...Mas acho difícil acontecer de novo, o pessoal de apoio do Flu vai tomar as medidas necessárias - disse Marquinho, autor do gol que garantiu o empate em 1 a 1 e a permanência do Tricolor na elite.

Pena que o apoiador não estará em campo neste sábado para revisitar o cenário do episódio de 2009. Após o jogador receber uma proposta de outro clube, a diretoria do Fluminense achou melhor que ele não viajasse para Curitiba.

Entre as consequências do episódio, estiveram os ferimentos aos seguranças do Flu e o fechamento do estádio durante nove meses. Um ano e sete meses depois, o Fluminense escapou da queda, foi campeão nacional e, agora, retorna ao cenário de uma memória ainda viva na mente dos jogadores.

- Só tivemos noção do tamanho da confusão quando vimos pela televisão. Foi algo assustador, muito ruim, mas que agora é passado. Estamos em um outro momento, um contexto diferente - declarou o zagueiro Gum.

Couto Pereira com novos ares

O Coritiba enfrenta o Fluminense no mesmo palco onde sua torcida protagonizou cenas das mais lamentáveis, que marcaram negativamente a história do clube, no rebaixamento em 2009. No entanto, hoje o clube respira ares bem melhores, que fazem o torcedor esquecer aquele dia, graças ao surpreendente começo de ano e o vice-campeonato da Copa do Brasil.

O time alviverde vive um período de "estiagem" nesse início de Brasileirão, mas a campanha em casa é o trunfo da equipe comandada por Marcelo Oliveira, que conquistou todos os seus 10 pontos até aqui na competição dentro do Couto Pereira. São três vitórias, um empate e uma derrota em cinco jogos em Curitiba.

Contra o Fluminense, o comandante alviverde poderá contar com o retorno do meia Rafinha, que ficou de fora das últimas três partidas, devido a uma lesão muscular, e mostra ansiedade para voltar ao time.

- Estou um pouco ansioso. Fazia tempo que eu não me machucava, ficava assistindo os jogos pela televisão, mas agora já passou essa fase e é só pensar em jogar. Uma partida importante, contra um time grande e estou muito feliz por estar voltando - afirmou Rafinha.

Já na direita, Jonas é desfalque. Com dores na coxa, o lateral, que sofreu uma pancada no jogo contra o Grêmio, no Olímpico, foi vetado pelo departamento médico e dará lugar a Maranhão. Na contenção do meio campo, o volante Willian, que cumpriu suspensão na última rodada, retorna ao time na vaga ocupada por Marcos Paulo.

Recuperado de lesão, o volante Leandro Donizete já foi liberado pelo departamento médico do clube, mas segue recuperando a forma física e está vetado para o confronto. Já o atacante Anderson Aquino, que vem entrando no decorrer das partidas, deverá permanecer como opção no banco de reservas.

FICHA TÉCNICA
CORITIBA X FLUMINENSE

Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data/hora: 16/7/2001 - 18h30 (em Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e João Bourgalber Nobre Chaves (SP)

CORITIBA: Edson Bastos; Maranhão, Pereira, Emerson e Eltinho; Willian, Léo Gago, Rafinha e Tcheco; Marcos Aurélio e Leonardo. Técnico: Marcelo Oliveira.

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Mariano, Gum, Márcio Rosário e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Fernando Bob (Deco) e Souza; Ciro e Rafael Moura. Técnico: Abel Braga.

0 comentários: