Guia do Goiás na Série B



O rebaixamento no Campeonato Brasileiro do ano passado foi apenas um acidente e é com esse pensamento que o Goiás inicia a Série B neste sábado. Querendo mostrar que a elite é seu lugar, o time esmeraldino manteve a base do elenco que disputou o Campeonato Goiano e a principal aposta está no bom trabalho que vem sendo realizado por Artur Neto.

No Estadual, o Goiás realizou uma boa fase classificatória, terminando em terceiro, mas com a mesma pontuação que o líder Atlético-GO. Depois de passar pelo Vila Nova, acabou sendo derrotado na final para o Dragão, depois de dois empates por 1 a 1. Por outro lado, chegou até as oitavas-de-final da Copa do Brasil, mas foi eliminado pelo São Paulo com duas derrotas por 1 a 0.

Apesar de não ter um elenco com jogadores conhecidos, principalmente se comparado ao ano passado, o Goiás aposta no entrosamento adquirido no primeiro semestre. Em 2010, o time esmeraldino passou por uma das maiores crises financeiras de sua história, resultando no rebaixamento para a Série B.

No momento, apenas o meia Diniz (Morrinhos-GO), os laterais Digão (Corinthians-PR) e Valdir (Madureira-RJ) foram contratados pela diretoria, que ainda sonha com a chegada do atacante Diego Clementino, encostado no Grêmio; o atacante Waldir, destaque do Olaria no Carioca; o volante Rodrigo Mancha do Botafogo; o lateral Márcio Careca e os meias Enrico e Jeferson do Vasco. No entanto, a principal "contratação" do Goiás estará no banco de reservas. O competente Artur Neto quase conseguiu tirar o time da degola no ano passado e chegou à final da Sul-Americana, perdendo para o Independiente-ARG. Seu contrato iria até o final do Goiano e ficou um suspense se iria ser renovado ou não, mas as partes entraram em um acordo e decidiram pela prorrogação do vínculo.

DESTAQUE: Rafael Tolói
Uma das principais revelações do Goiás nas últimas temporadas, o zagueiro vem se destacando a cada partida e foi um dos únicos que se salvaram no ano passado, quando quase foi negociado com o futebol europeu. Diferente de muitos jogadores que atuam no sistema defensivo, Rafael Tolói (foto) tem uma boa velocidade e aparece constantemente na frente. Pela sua identidade com o time esmeraldino, pode incentivar os companheiros dentro de campo.

FIQUE DE OLHO: Felipe Amorim
Com apenas 20 anos, vem carregando nas costas a responsabilidade de criar as jogadas de gol do time esmeraldino. Titular absoluto no esquema tático de Artur Neto, Felipe Amorim está atuando como segundo atacante e meia, pode aproveitar o Brasileiro da Série B para dar um grande salto em sua carreira.

PALPITE: Favorito ao título
Apesar de um elenco sem medalhões e com apostas nas categorias de base, o Goiás tem tudo para brigar pelo título do Campeonato Brasileiro da Série B, principalmente pela tradição. O time esmeraldino espera contar com o apoio de seus torcedores para retornar à elite.

FICHA TÉCNICA:
Nome do clube: Goiás Esporte Clube
Fundação: 6/4/1943
Estádio: Serra Dourada (capacidade para 50.000 pessoas)
Presidente: Hailé Pinheiro
Principais títulos: 22 Campeonatos Goianos e 1 Campeonato Brasileiro da Série B
Posição na Série A 2010:
19ª colocado Série A (rebaixado)

Time-base: (3-5-2) Pedro Henrique; Ernando, Rafael Tolói e Amaral; Oziel, Zé Antônio, Carlos Alberto, Marcelo Costa e Marcão; Felipe Amorim e Guto.


0 comentários: