Fenômeno mundial: Ronaldo visitou 30 países com a Seleção Brasileira


A trajetória de Ronaldo na Seleção Brasileira começou no Brasil, mais especificamente em Recife, e vai terminar também no seu país de origem, só que em São Paulo, no amistoso desta terça-feira, às 21h50m (de Brasília), contra a Romênia, no estádio do Pacaembu. Pode-se dizer, no entanto, que em 12 anos de serviços prestados ao time canarinho, o Fenômeno foi um cidadão do mundo.

Contando o Brasil, é claro, foram 30 países visitados com a Seleção Brasileira. Teve Copa do Mundo, Copa América, Copa das Confederações, amistosos, eliminatórias... Em 104 partidas realizadas até aqui com a equipe verde e amarela, o pentacampeão esteve na América do Sul, na América do Norte, na América Central, na Europa e na Ásia. Mas não esteve na África e na Oceania.

- Devo tudo que tenho ao futebol. Sempre honrei muito a camisa da Seleção Brasileira por todos os países em que joguei – declarou o ex-atacante.

Alguns locais, no entanto, marcaram mais a trajetória de Ronaldo pela Seleção. Sua passagem pelo Japão, por exemplo, é inesquecível. Por lá, ele disputou as oitavas, as quartas, as semis e a final da Copa do Mundo de 2002, na qual se consagrou como o herói do pentacampeonato. Vale lembrar que aquele Mundial foi sediado também pela Coréia do Sul e por lá o Brasil fez os três jogos da primeira fase.

Mas há duas edições do Mundial que Ronaldo talvez não queria lembrar com tanta frequência. A de 1998, na França, quando ele passou mal antes da final, entrou abatido em campo e viu o time da casa fazer 3 a 0 no Brasil e levantar o caneco. E a de 2006, na Alemanha, onde novamente a Seleção caiu para a França, nas quartas. Na ocasião, o Fenômeno começou a sentir a cobrança por conta do peso.

Apesar dos momentos tristes, as viagens de Ronaldo pelo mundo com a Seleção Brasileira reservam muito mais alegrias do que infelicidades. Na Bolívia e no Paraguai, por exemplo, o Fenômeno foi campeão de duas edições da Copa América, em 1997 e 1999, respectivamente. Ele também tem boas recordações de Ryad, na Arábia Saudita, palco da primeira conquista de Copa das Confederações, em 97.

Mas talvez tenha sido em Porto Príncipe, no Haiti, a passagem mais emocionante de Ronaldo depois da conquista da Copa do Mundo de 2002, no Japão. No dia 18 de agosto de 2004, o Fenômeno e a Seleção Brasileira estiveram no país, devastado pela guerra, em uma missão de paz. Ou melhor, em uma ação chamada de “Jogo da Paz”. Foi um sucesso, dentro e fora de campo.

No gramado, a Seleção Brasileira venceu por 6 a 0. Mas o gol mais importante foi fora de campo. Colocados em cima de tanques de guerra e com as bandeiras dos dois países hasteadas, os jogadores brasileiros à época andaram por Porto Príncipe levando uma mensagem de paz e um aceno de esperança. Junto com aquela partida, a delegação participou de uma campanha a favor do desarmamento.

Fora isso, Ronaldo ainda esteve em países importantes da Europa, como Espanha, Portugal, Holanda, Inglaterra e Rússia. Em lugares como Israel e Malásia. E nos vizinhos Argentina e Uruguai. Para saber quais países o Fenômeno esteve com a Seleção Brasileira, navegue pelo infográfico acima.

Globo Esporte

2 comentários:

  1. ve se faz dois gols ronaldoooooooooo,viu?
    e queria solicitar aos boys do blog postar alguma coisa do meu time,SAO PAULO,com certeza vao aumentar em acessos e comentarios,kkkkkkkkkkkkk,xau
    Deya.

    ResponderExcluir